Espaço, Novos Mercados, a Nova Era Espacial Brasileira

Espaço, Novos Mercados, a Nova Era Espacial Brasileira



Espaço, Novos Mercados, a Nova Era Espacial Brasileira



Espaço, Novos Mercados, a Nova Era Espacial Brasileira



Espaço, Novos Mercados, a Nova Era Espacial Brasileira



O Serfa


O Serfa

O Simpósio de Sensoriamento Remoto de Aplicações em Defesa (SERFA) é organizado e realizado pelo Instituto de Estudos Avançados (IEAv) desde 1996. A partir de 2006, tornou-se bienal. Em Sorocaba, realizar-se-á a 9ª edição do Simpósio. O SERFA consolidou-se em todo o Hemisfério Sul como o maior fórum de Sensoriamento Remoto voltado para assuntos de Defesa e também o maior ecossistema  para tomadores de decisão e geração de negócios desse nicho. Em 2018, foram mais de 500 inscritos vindos dos mais diversos setores da sociedade, com média diária de 300 pessoas, palestrantes brasileiros e estrangeiros, 15 empresas apoiadoras nacionais e internacionais: Thales Alenia; Telespazio; Embraer; Avibras; Rafael Stefanini; Airbus; Visiona; Santiago & Sintra Consultoria; Iceye; AEL Sistemas; Digital Globe; Opto Space & Defense; Sulsoft; Rohde & Schwarz; e Keysight Technologies. O evento esteve presente nas redes sociais, a exemplo do Instagram obtivemos 2500 interações e 2015 seguidores em pouco mais de um mês de trabalhos. O SERFA foi transmitido ao vivo, via webinar, a 5 países (EUA, ING, POR, ITA, COL) e a 8 estados brasileiros (PA, SP, RJ, MG, RS, SC, RN, CE). A grande repercussão alcançada em sua edição passada atraiu elevado grau de atenção do setor produtivo na área de Espaço e de Sensoriamento Remoto, nível empresarial e industrial. Em virtude desse fato, o IEAv foi convidado pelo Parque Tecnológico de Sorocaba a realizar uma edição extra em 2019 naquela cidade, dada a relevância técnica e política que esse Simpósio terá. Será a primeira vez que o SERFA ocorrerá fora da cidade de São José dos Campos.

 

O IEAv entende tal convite como uma oportunidade para aumentar a integração entre os stakeholders, conforme a tríplice hélice, além de estar alinhado com as orientações do Comandante da Aeronáutica no tocante a buscar parcerias com o setor produtivo a fim de colaborar com o COMAER no desenvolvimento de atividades de P&D.

 

O Simpósio será realizado entre os dias 10 e 14 de novembro no Parque Tecnológico de Sorocaba e contará com novas modalidades de interação entre técnicos, decisores, indústria, academia e sociedade, visando aumentar sua proficiência como fórum para a transmissão de conhecimentos, atualização sobre Sensoriamento Remoto de Defesa, e geração de negócios. O tema do evento será “Espaço, Novos Mercados e uma Nova Era Espacial Brasileira”.

 

Por si só, o evento gerará centenas de empregos, diretos e indiretos, na cidade de Sorocaba. Adicionalmente, haverá duas dinâmicas (Batalha de Pitch e Hackathon), nas quais estudantes de graduação e pós-graduação, e jovens profissionais poderão contribuir com o desenvolvimento de ideias para novas abordagens/ soluções tecnológicas referentes ao monitoramento da Amazônia, sendo orientados por pesquisadores da área de Sensoriamento Remoto, entre outros especialistas que contribuirão com a formação técnica agregando-lhes competências necessárias aos profissionais dos tempos atuais.

 

A grade de programaçao do evento contará com sessões temáticas, como: Resultados de pesquisa do IEAv e novos desafios para o futuro; Demandas de Defesa e de Governo para as áreas de Sensoriamento Remoto; Foco na inovação e em novos mercados para o uso do espaço: visões de mulheres na C&T; economia criativa e as cidades inteligentes com alta resolução espacial, IA e big data; iniciativas para sinergia da tripla hélice; Defesa e Agronegócio: tecnologias em escala, dualidade, economia, novas perspectivas para novas oportunidades; Mesas Redondas.

 

Em especial, nesta edição extra em Sorocaba, haverá a contribuição da maior sociedade de pesquisa internacional na área de Sensoriomento Remoto, a IEEE Geoscience and Remote Sensing Society (GRSS), por meio do Capítulo Brasil. Teremos dois eventos paralelos e complementares: a) IEEE SAR Summer School, com professores de renome no âmbito nacional e internacional. Nesta oportunidade, professores e alunos poderão aprender técnicas básicas e avançadas de uma tecnologia radar fundamental para mapeamento e detecção de mudanças em ambientes com muitas nuvens como a Amazônia; b) IEEE Young Professionals, profissionais da academia e indústria, expoentes em suas áreas, contribuirão com a formação profissional de jovens profissionais (da graduação até 10 anos de formados) por meio do compartilhamento de experiências e visões para o futuro.

 

Aprenda sobre tecnologia espacial, seus mercados e construa a Nova Era Espacial Brasileira

 

Imersão multidisciplinar de 5 dias com especialistas para você tornar-se um profissional 4.0

 

Sorocaba, uma cidade Aeroespacial
 

SERFA 2019 apresenta à Sociedade e à Defesa um novo cluster para o desenvolvimento de tecnologias aeroespaciais.


Inscreva-se e faça parte desse momento histórico! 

 

O Simpósio será realizado entre os dias 10 e 14 de novembro no Parque Tecnológico de Sorocaba e contará com novas modalidades de interação entre técnicos, decisores, indústria, academia e sociedade, visando aumentar sua proficiência como fórum para a transmissão de conhecimentos, atualização sobre Sensoriamento Remoto de Defesa, e geração de negócios. O tema do evento será “Espaço, Novos Mercados e uma Nova Era Espacial Brasileira”.

 

Inovando em Sensoriamento Remoto

 

Pense fora da caixa e traga suas ideias e skills para contribuir com novas soluções tecnológicas para o monitoramento da Amazônia.

 

Startups, inscrevam-se na Batalha de Pitch.
 

Entusiastas, inscrevam-se também. Temos uma categoria com mentorias especiais!

 

 





Compartilhar: